enchente

VÍDEO: nível do Vacacaí deve subir mais um metro no Passo do Verde


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Inundação não causou estragos no Balneário Passo do Verde

Mesmo com a previsão de tempo bom para o final de semana, o sinal de alerta para alagamentos segue aceso em áreas ribeirinhas, como a do Balneário Passo do Verde, ao lado do Rio Vacacaí, pois toda a água que caiu sobre a região deste a terça-feira agora precisa escoar.

Conforme a Defesa Civil, que segue monitorando o local, o nível do rio segue subindo e a expectativa é que o nível aumente ainda um metro até este sábado - em São Gabriel, o Vacacaí já está 7,6 metros acima do normal. Entretanto, a situação não preocupa as autoridades e a população do Passo de Verde, já acostumada com as inundações.

- Vai subir ainda um pouco e vai descer normalmente. Esperamos que não tenham maiores problemas. Todos já sabem, alertamos os moradores - relata José Amaral, integrante da Defesa Civil.

Na tarde de ontem, a água já alcançava o pátio de casas situadas em áreas mais baixas, mas, como todos estavam avisados e as moradias - de dois andares - são preparadas para este tipo de situação, não houveram mais estragos. Os moradores permanecem em suas casas, monitorando as águas. A maior movimentação se dá por conta de pessoas que possuem casas de veraneio e chegam constantemente para ver a situação e levantar móveis e eletrodomésticos.

14 áreas vão receber investimento de R$ 48 milhões no combate a alagamentos

- Para quem mora aqui é normal, a gente já sabe que vai acontecer e se prepara - resume Michele Ferreira, moradora há 18 anos.

Por outro lado, na margem pertencente a São Sepé, no local conhecido como Vila Verde, três das 16  famílias do local tiveram que deixar as casas e se alojaram na vizinhança. Na casa de Ari de Jesus Chaves da Silva, a água está batendo no trinco da porta. O problema se intensificou na quinta-feira.

- Tem uma lagoa bem perto. Em questão de pouco tempo a água veio subindo e alagou - relata.

Outros que permanecem em suas casas observam com atenção a movimentação do Rio Vacacaí.

FOTOS+VÍDEO: 300 pessoas estão desalojadas por causa da chuva em São Gabriel

- Vamos ficar aqui, esperando. Teve vez que já saímos com água para cima da canela. Erguemos o que era necessário e está tudo preparado. Em último caso saímos daqui quando a água chegar - conta Elisângela Nogueira Paim, moradora da Vila Verde.

EM SANTA MARIA
Na cidade de Santa Maria, a sexta-feira foi de trabalhos para minimizar danos causados pela chuva.

Uma frente de trabalho da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a limpeza de um bueiro na Estrada Cidade dos Meninos, no Bairro Camobi, Região Leste da cidade, e outro na Rua Irmão Robertão, no Bairro Urlândia, na Região Sul. Além disso, houve escoamento da água da chuva e limpeza nas ruas Pedro Américo, José Maurício e Arsênio Machado Soares, todas no Bairro Camobi. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente prestou apoio às ações.

* colaborou Felipe Backes


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Golpe em WhatsApp promete saque imediato do FGTS e consulta ao fundo Anterior

Golpe em WhatsApp promete saque imediato do FGTS e consulta ao fundo

15 casais vão participar de casamento coletivo em Santa Maria Próximo

15 casais vão participar de casamento coletivo em Santa Maria

Geral